↑ «Água Medicinal Poderosamente Radioactiva?

Covid na Coreia do Norte: sem Remédios e Vacinas, Regime Recomenda Chá e água Salgada

A medida vale em 20 estados e já foi prorrogada três vezes pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a última delas em outubro. Ou seja, pode funcionar como prevenção para pessoas que costumam ter infecção recorrente do trato urinário (três ou mais infecções por ano), mas não como tratamento. A cloroquina e a azitromicina, que fazem parte do chamado kit Covid -uma cesta de produtos ineficazes que foi o carro-chefe da gestão Bolsonaro no combate à pandemia- estão isentas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) desde julho de 2020, como forma de "prevenção ao contágio e enfrentamento à pandemia". Gestores públicos ainda perderam o interesse no tratamento com o chamado kit Covid, apontado como ineficaz por sociedades médicas especializadas e entidades como a OMS (Organização Mundial tinidazole https://listadeantibioticos.com de Saúde) poucos meses após o começo da pandemia. Após a publicação da reportagem, o Ministério da Economia enviou nota afirmando que a lista de produtos foi elaborada pelo Ministério da Saúde e que a Camex ainda está debatendo se as desonerações do imposto de importação serão mantidas.

Além disso, há a possibilidade -ainda sendo estudada- de que as células do cérebro sejam diretamente prejudicadas pelo vírus. Nesses casos, geralmente há alterações articulares, da pele e do sistema respiratório, causadas por, além do efeito da doença, a falta de alimentação direta (para pessoas intubadas, utilizam-se sondas), e longos períodos sem movimento. A inflamação sistêmica causada nesse processo é indicada como uma das possíveis razões para tinidazole https://listadeantibioticos.com sequelas como a fadiga, perda de memória e falta de olfato e paladar. A hipóxia silenciosa (falta de oxigênio no cérebro que não causa sinais intensos no início) também é apontada como uma provável causa de danos graves. Estudo publicado na revista Plos One pode, no futuro, ajudar os profissionais de saúde a determinar se bactérias da espécie Streptococcus pneumoniae que causam meningite -inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal- são resistentes a algum tipo de antibiótico. O relatório indica, por exemplo, que mais de 60% das cepas isoladas da bactéria causadora da gonorreia mostram-se resistentes ao ciprofloxacino, um dos antibióticos utilizados para o tratamento da doença, que em 2019 somou 87 milhões de casos ao redor do globo. A TV estatal norte-coreana também tem aconselhado pacientes a usar analgésicos e antitérmicos como ibuprofeno e antibióticos como amoxicilina.

Estudo publicado na revista científica Biomolecules mostrou, pela primeira vez, que a atividade enzimática e a expressão de dois tipos de metaloproteinase, MMP-2 e MMP-8, aumentaram significativamente nos pulmões de pacientes graves infectados pelo SARS-CoV-2. Embora esses efeitos colaterais estejam sendo provocados pelo medicamento, não se deve interromper o tratamento, uma vez que é importante eliminar completamente as bactérias, de forma a evitar que algumas sobrevivam e se tornem mais resistentes, sendo mais difíceis de eliminar. A lista da Camex tem 533 produtos isentos e foi atualizada pela última vez em 1º de abril de 2022, sem, no entanto, que a cloroquina e a ivermectina fossem retiradas. Um grupo mais propenso a sofrer sequelas, no entanto, é o de pacientes que passaram por internação prolongada. O único antídoto dado a alguns pacientes era um óleo das sementes da árvore chaulmoogra, usada há séculos na medicina chinesa e indiana. Muitos doentes desistiam de usar o óleo.

Muitos desertores norte-coreanos para a Coreia do Sul disseram ter que pagar por medicamentos ou encontrar tratamento e remédios restritos a membros privilegiados do partido no poder. Questionado, o Ministério da Saúde não respondeu por que os remédios ineficazes foram beneficiados por tanto tempo, nem comentou se as novas drogas serão desoneradas. Com o incentivo do governo Bolsonaro, a ivermectina tornou-se um dos remédios mais vendidos do Brasil: foi o quarto mais comercializado em 2020, segundo dados da consultoria IQVIA, alcançando a mesma posição em 2021, quando 45,1 milhões de unidades foram vendidas. A pesquisadora da Fiocruz ressalta que o imposto de importação corresponde a menos de 1% no preço final dos medicamentos, enquanto o ICMS chega a 14%, segundo dados da Conta-Satélite de Saúde de 2019. "O que garante que a isenção fiscal promova o acesso?", questiona Santos. Apenas o rendesivir, primeira droga anti-Covid a chegar ao Brasil, conta com isenção fiscal, mas somente do imposto de importação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *